quinta-feira, 5 de julho de 2012

''Cada um no seu quadrado"

Durante toda a minha caminhada como professora de sociologia, procurei aprender com os meus alunos qual o verdadeiro sentido do processo de aprendizagem. Muitas vezes me deparei com situações impositivas , carregadas de vícios hierárquicos os quais tinham como proposta inicial o esquecimento de que  a escola é o local do trabalho docente, e que a organização escolar é também espaço de aprendizagem da profissão, na qual o professor põe em prática suas convicções, seu conhecimento da realidade, suas competências pessoais e profissionais, tendo muitas vezes que aprender novos saberes e trabalhar a desconstrução de outros. Percebi que a sala de aula não pode ser mensurada em um espaço físico, considerada em um quadrado que mais aprisiona que liberta. Professores e alunos, fazem parte de uma realidade maior, exigindo um processo dialógico constante, o qual supõe a compreensão dos significados.Muitas vezes é preciso descentralizar o olhar para nos perceber e perceber o outro. Algumas vezes consegui, outras não.Uma coisa é certa: busquei em cada aluno o sentido do humano, propiciei em vários momentos o início de uma atitude crítica frente à realidade e as teorias que eram analisadas.Sabedora das dificuldades dos alunos muitas vezes me angustiei por entender que não podíamos abrir mão de leituras importantes e nem tampouco fazer de conta que o conteúdo programático estava sendo aplicado de maneira  
orientadora à ação. Sofri e me deliciei com todos os desafios inerentes à descoberta de novos caminhos e novas caminhadas. O importante é que não me aprisionei e não me ''enquadrei' em posicionamentos absolutos, entendendo que o aluno não é um consumidor passivo de conhecimento, e sim um produtor ativo de significados.

Um comentário:

  1. Buscar o sentido humano no aluno...tão difícil hoje em dia...
    Belo texto, vou te visitar mais vezes.

    Beijos.

    ResponderExcluir